quarta-feira, 10 de outubro de 2012

QUAL A MELHOR OPÇÃO DE PÃO?

Você chega ao supermercado para uma simples tarefa: Comprar o pão integral do café da manhã! De repente se depara com uma prateleira recheada de pães, nomes, formatos e cores. E agora? Qual a melhor opção?!
Fácil tarefa depois de ler o post anterior e aprender a "decifrar" os rótulos dos alimentos.
A melhor opção neste caso é o PÃO 100% INTEGRAL. Isto porque quando comemos um pão o carboidrato presente nele vira glicose que será transformada em energia no nosso organismo.
Os pães brancos, como o francês ou de forma comum, transformam-se rapidamente em glicose no nosso organismo, aumentando a chance serem armazenados sob a forma de gordura.
Quando você come um pão integral, pela quantidade de fibras presentes, ele libera a glicose lentamente no organismo. Isto diminui as chances de ele ser armazenado como gordura, além de aumentar o seu período de saciedade. Nas fibras também encontramos uma grande quantidade de vitaminas e minerais, o que deixa o pão um alimento rico.
Mais a industria as vezes nos prega algumas peças! E é aí que devemos ficar atentos!
Os pães integrais que encontramos nas prateleiras geralmente tem uma quantidade grande de farinha branca (farinha de trigo / farinha enriquecida com ferro e ácido fólico) e uma pequena quantidade de farinha integral ou grãos. Assim estamos comendo basicamente pão branco e não o pão realmente integral.
Para não se enganar na hora da escolha algumas embalagens escrevem por fora os dizeres:
100% INTEGRAL.
Algumas marcas são: Nutrella, Plus Vitta e Pulmann. (*não estou fazendo propaganda para nenhuma marca, apenas exemplificando)
Observem que no rótulo destes pães você encontra como primeiro ingrediente a FARINHA DE TRIGO INTEGRAL e que o conteúdo de fibras deles é superior, quando comparados aos pães integrais comuns.
Fácil não é?!
Dica de consumo: Café da manhã: 1 fatia de pão 100% integral + 1 fatia de queijo minas frescal + 1 copo de Suco Verde

Nenhum comentário:

Postar um comentário