quarta-feira, 10 de outubro de 2012

COMO DECIFRAR OS RÓTULOS

Você costuma ler o rótulo dos alimentos que leva para casa? Uma Pesquisa recente do Ministério da Saúde identificou que 70% das pessoas verificam os rótulos dos alimentos durante as compras, mas metade não compreende os significados das informações.
É muito importante entender o que você está colocando dentro do seu carrinho e do seu organismo.
Vamos lá:
Lista de Ingredientes A relação de ingredientes de um produto segue a ordem decrescente, isto é, o primeiro ingrediente da lista está em maior quantidade no produto e o último, em menor quantidade. Verificar os ingredientes que compõem um produto é importante para identificar o que estamos consumindo.
Origem A origem do produto indica quem é o fabricante e onde o produto foi fabricado. Essas são informações importantes não só para conhecer a procedência de um item, como também para avaliar rapidamente a distância que um produto percorreu até à prateleira do mercado. Quanto maior a distância, maior os custos ambientais com o transporte do produto.
Prazo de Validade Produtos com validade inferir a três meses devem informar, pelo menos, dia e mês de vencimento. Produtos com validade acima de três meses devem informar o mês e o ano. Atenção também para o estado das embalagens. Se apresentarem danos aparentes, como amassados, inchaço ou ferrugem, não adquira. Para produtos congelados, observe se as embalagens estão úmidas ou com cristais de gelo no interior. Isso pode indicar que a refrigeração do estabelecimento não foi constante e que os produtos sofreram descongelamento.
Informação Nutricional Trata-se daquela tabela que apresenta as informações nutricionais do produto. Veja um exemplo:
A leitura atenta desse item é importante para fazermos escolhas mais saudáveis. Na tabela deverão estar indicados:
Porção: quantidade média do alimento a ser consumido por uma pessoa sadia, de forma a manter uma alimentação saudável.
Valores de referência: Cada nutriente apresenta um valor diferente para se calcular o %VD.
Percentual de Valores Diários (%VD): percentual que indica a energia e os nutrientes que aquela porção representa segundo uma dieta de 2000 calorias.
Medida Caseira: indica a porção de um alimento segundo uma medida usada pelo consumidor, tais como: fatias, unidades, pote, xícaras, copos, colheres de sopa. Informar a medida caseira é obrigatório.
Portanto, agora quando você for escolher algum produto no supermercado siga as dicas:
1- Leia o rótulo de vários produtos e faça comparações – observe a lista de ingredientes.
2- Prefira produtos cujos primeiros ingredientes da lista não sejam itens como gorduras, óleos, sal, açúcar, sacarose, mel, melaço ou ainda outras formas de açúcar (por exemplo: maltose, lactose, glucose, frutose, dextrose, xarope de açúcar invertido);
3- Prefira alimentos com baixo %VD de gorduras saturadas, gorduras trans e sódio;
5- Opte por aqueles que apresentarem alto %VD de fibras alimentares.
Boas compras!!!!
Referência Manual de Orientação aos Consumidores da Agência Nacional de Vigilância Sanitária

Nenhum comentário:

Postar um comentário